Tenho um grupo de alunos do Ensino Médio que realiza um
projeto de voluntariado na Obra Social São João Dom Bosco, o Bem Eficiente, com
as crianças de 6 a 9 anos e os alunos perceberam que as crianças são muito
carentes de afeto. Então organizamos atividades para trabalhar nas visitas
deste semestre que falam sobre emoções, palavras de incentivo, e aprender a
nomear as emoções.
Na primeira visita os alunos prepararam a atividade “A Caixa
do Carinho”, cada criança recebeu um pequeno papel e escreveu uma palavra que
demonstrasse carinho.
Cada um colocava na caixa o papel e depois que todos
escreveram as crianças foram tirando aleatoriamente um papel da caixa e tinha
que escolher alguém para entregar aquele “Carinho”. Todas as crianças receberam
uma palavra de carinho de alguém, mas nesse dia percebemos que para as crianças
carinho está relacionado a “namoro” e que algumas crianças não se sentiam
confortável para demonstrar carinho ao colega, então na reunião para elaborar a
próxima ação realizamos a atividade para que as crianças pudessem nomear as
emoções.
Na segunda visita os alunos preparam a atividade das “Emoções”.
Pegamos bolinhas de ping-pong e desenhamos carinhas que
demostram emoções. Colocamos todas as bolinhas em um recipiente de plástico e
na quadra jogamos as bolinhas para cima e as crianças precisam pegar uma
bolinha cada um.
Depois sentamos e as crianças falavam qual emoção estava
representada da sua bolinha, depois desta atividade as crianças desenharam em
um cartão como eles estavam, daí cada um mostrou o desenho e falou porque
estava sentido aquilo naquele momento.
Esta atividade faz a criança falar das suas emoções
brincando, assim eles aprendem a nomear o que estão sentindo e ajuda na
educação de competências socioemocionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe suas palavras nesta Torre!