Confira!!!

Confira!!!
Por aqui você é direcionado para comprar os livros preferidos

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Projeto para trabalhar com crianças. Tema: Afetividade

Tenho um grupo de alunos do Ensino Médio que realiza um projeto de voluntariado na Obra Social São João Dom Bosco, o Bem Eficiente, com as crianças de 6 a 9 anos e os alunos perceberam que as crianças são muito carentes de afeto. Então organizamos atividades para trabalhar nas visitas deste semestre que falam sobre emoções, palavras de incentivo, e aprender a nomear as emoções.

Na primeira visita os alunos prepararam a atividade “A Caixa do Carinho”, cada criança recebeu um pequeno papel e escreveu uma palavra que demonstrasse carinho.

Cada um colocava na caixa o papel e depois que todos escreveram as crianças foram tirando aleatoriamente um papel da caixa e tinha que escolher alguém para entregar aquele “Carinho”. Todas as crianças receberam uma palavra de carinho de alguém, mas nesse dia percebemos que para as crianças carinho está relacionado a “namoro” e que algumas crianças não se sentiam confortável para demonstrar carinho ao colega, então na reunião para elaborar a próxima ação realizamos a atividade para que as crianças pudessem nomear as emoções.

Na segunda visita os alunos preparam a atividade das “Emoções”.

Pegamos bolinhas de ping-pong e desenhamos carinhas que demostram emoções. Colocamos todas as bolinhas em um recipiente de plástico e na quadra jogamos as bolinhas para cima e as crianças precisam pegar uma bolinha cada um.

Depois sentamos e as crianças falavam qual emoção estava representada da sua bolinha, depois desta atividade as crianças desenharam em um cartão como eles estavam, daí cada um mostrou o desenho e falou porque estava sentido aquilo naquele momento.


Esta atividade faz a criança falar das suas emoções brincando, assim eles aprendem a nomear o que estão sentindo e ajuda na educação de competências socioemocionais.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas palavras nesta Torre!

Postagem em destaque

Série - APRENDENDO A ESTUDAR - DICA #5

 Se liga nessa dicas divertida de estudos!