Professora Lara Belette
Conteúdo: Filosofia Antiga - Pré-socráticos
Aula 1
Quem são os pré-socráticos? Por que eles são importantes?
Campinas, 30 de junho de 2012
Lara Cristina de Medeiros Belette
Conteúdo: Racionalismo e Empirismo
Quem são os filósofos que representam essas teorias de conhecimento e o que são elas?
A Teoria do Conhecimento ou Epistemologia é a reflexão sobre a natureza do nosso conhecimento. Como o ser humano conhece? Como podemos ter acesso a verdade?
Temos dois tipos de teoria do conhecimento que tentam explicar, dar uma resposta a essas indagações, são elas: Racionalismo e Empirismo.
No Século XVI o Filósofo René Descartes iniciou uma teoria do conhecimento. Ele é o representando do racionalismo também chamado de inatismo. Para o Racionalismo o homem desenvolve ideias a partir de seu próprio sujeito, pois a realidade esta primeiramente no espírito, ou seja, dentro de si.
Quando vamos conhecer alguma coisa, tempos o sujeito que conhece e o objeto que é conhecido, diante disso René Descartes prioriza o sujeito (aquele que conhece), pois para ele as ideias não vem de fora, mas estão dormente no sujeito e somente um conhecimento baseado no critério da reacionalidade interna do homem pode assegurar um conhecimento verdadeiro.
Por outro lado, temos os empiristas, um filósofo representante dessa concepção é John Locke e Francis Bacon, para eles a lama é como uma tabula rasa e o conhecimento só e construído graças ao contato com a realidade empírica, ou seja em contato com a realidade sensível. No empirismo eles enfatizam o objeto conhecido, pois a realidade é acessível ao pensamento humano pela experimentação.
Campinas, 18 de dezembro de 2012
Lara Cristina de
Medeiros Belette
Conteúdo: Teoria
das Ideias – Alegoria da Caverna
Platão na alegoria da caverna teria a pretensão de
resgatar o poder político perdido com o advento da democracia ateniense?
O livro VII da
República de Platão inicia com essa alegoria, que tem como pano de fundo a
própria história de Sócrates, um filósofo não compreendido por seus
contemporâneos e por eles assassinado.
A caverna é o
mundo em que vivemos, os grilhões representam nossa ignorância e paixões, as
sombras são somente as percepções sensoriais, a saída do escravo da caverna é a
libertação do filósofo de sua experiência, o universo que lá fora vive é o
mundo das ideias, o Sol representa o bem supremo, a volta do filósofo é a
tentativa de despertar as pessoas presas às suas paixões e ignorância, a
inadaptação de volta à caverna, a sina do filósofo até o seu assassinato. A
Caverna é o mundo sensível, lá fora o inteligível.
Essa alegoria
representa aquilo que se espera de um filósofo – a capacidade de se abstrair do
mundo terreno e, com uma curiosidade latente, tentar interrogar-se sobre os
diversos mistérios de nosso mundo.
Platão quer
mostrar que o filósofo é aquele capaz de deixar seus problemas particulares,
para então entender o todo, a sociedade, tanto que ele trás a ideia de um rei filósofo, aquele que sai da
caverna, vê o sol e depois volta para despertar as pessoas. E trabalha na
questão da harmonia entre as aptidões natas de cada ser humano, alguns serão
agricultores, outros comerciantes, outros guardiões até chegar ao Rei filósofo.
Este consegue o posto de governador por merecimento e não por herança. Não
acredito que Platão queria resgatar o poder político perdido com o advento da
democracia ateniense, mas está decepcionado com esse modelo e trabalhou em uma
nova aristocracia, algo iluminado.
Campinas, 07 de setembro de 2012 - Política 1o ano do Colégio Objetivo
http://www.youtube.com/watch?v=nu5U6f4445A
http://www.youtube.com/watch?v=d8fyYAOKsCo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=IhPTwb9NPwk
Campinas, 01 de fevereiro de 2012
Olá alunos, essa será a nossa página, o nosso canal de comunicação no blog! Fiquem atentos!
Abraço
Lara
Campinas, 11 de março de 2011
Campinas, 09 de março de 2011
As mulheres podem ser educadas para serem guardiãs?
Há, sem dúvida a mulher guardiã!
Com essa afirmação no livro V 456 a – e, Platão responde que as mulheres podem ser educadas para serem guardiãs, mas elas precisam ser naturalmente aptas para tal atividade. “As qualidades naturais estão distribuídas de modo semelhante em ambos os seres”. Porém deixa claro que apesar da mulher poder participar de todas as atividades, de acordo com sua natureza, do que o homem participa, ela é mais débil que ele em quase todas.
Assim ele discorre sobre a importância de colocar essas mulheres, naturalmente aptas para serem guardiãs, em treinamento igual ao dos homens e também devem escolher mulheres dessa espécie para coabitar e ajudar guardar a cidade juntamente com os homens que também são naturalmente aptos a serem guardiões da cidade.
Outro ponto importante no livro V em relação à educação dos homens e mulheres guardiões está no final do 457 onde Platão diz que as mulheres guardiãs serão comuns a todos os homens guardiões, e nenhuma coabitará em particular com nenhum deles; e, por suas vez, os filhos serão comuns e nem os pais saberão quem são os seus próprios filhos, nem os filhos, os pais.
Platão sonha com uma cidade onde a harmonia entre as pessoas segundo suas aptidões naturais serão aceitas de forma a não haver questionamento, porém ele mesmo admite que isso é algo difícil e controverso.
Aqui você vai encontrar textos sobre filosofia, e projetos para a sala de aula! Aguarde!
oi professora lara é a Nathália Giacomini do colégio crescer 6° b !
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