Confira!!!

Confira!!!
Por aqui você é direcionado para comprar os livros preferidos

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Ferramentas para o Ensino Remoto

 

Olá leitores, vou continuar com as dicas para ensino remoto.

Hoje vou falar sobre as ferramentas de trabalho. É muito importante escolher ferramentas para conseguir chegar até o aluno com qualidade, dinamismo, com abertura para participação, conteúdo e acolhimento. Vou dar dicas de ferramentas que eu ja usei, é claro que tem muitas outras, porém eu ainda não as usei, por isso fiz uma lista abaixo para vocês das ferramentas que estou usando com os alunos do Ensino Médio, mas podem ser usadas até na educação infantil.

O Google for education tem uma gama de ferramentas fáceis de usar e com qualidade, por exemplo:

O Google classroom - uma sala de aula virtual que você pode inserir slides, vídeo aulas, links, atividades, lembretes, é possível ter uma interatividade com os alunos, ajudá-los nos trabalhos, nos estudos.


Google meet/ Hangouts - ferramenta para estar ao vivo dando aula para os alunos. E o link para os alunos entrarem na live pode ser colocado no google classroom.

A ferramenta disponível na plataforma Google Classroom (e presente nos gmails pessoais) é capaz de reunir professores e turmas inteiras para aulas ao vivo que são transmitidas por vídeo em streaming.

Google formulários - montar provas, testes, questionários, atividades.

Agora, essas ferramentas abaixo estão fora do google for education, mas excelentes para o ensino remoto.

Canva - apresentações criativas, postagem, linha do tempo,  cartaz, pode montar estudo dirigido e com designs bonitos dando um tratamento especial para as suas postagens no google classroom. Ajuda na interação com os alunos, fugindo um pouco de textos sem dinamismo.

Socrative - para avaliações ele é muito bom e dinâmico.

Book Creator – esta é uma boa ferramenta para montar livros, HQs, estudos dirigidos, tutoriais.

Bom, vou ficando por aqui e nas próximas postagens vou falar de cada uma dessas ferramentas para vocês.

Abraços virtuais,

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Dicas para aulas remotas (on-line) - Ensino Médio


Boa tarde, leitores, tudo bem?

Estamos vivendo um momento único e também assustador e na educação estamos passando por mudanças profundas. Toda a equipe pedagógica teve que se adaptar, aprender, entender e ensinar de forma remota, isso gerou uma mudança significativa na maneira de se relacionar com os alunos. Para você que está começando, vou compartilhar minha experiência, falando o que deu certo e o que não deu.

Primeiro atitude de alguém que está na equipe pedagógica: ouvir, entender e acolher isso serve para os alunos, para os pais e para toda equipe pedagógica, principalmente os professores que são os protagonistas de todo o trabalho.
Ouvir os medos, os anseios, as expectativas, as frustrações e também a vontade de que as coisas deem certo e ouvir também as “reclamações” que sempre são as pérolas para as mudanças necessárias.
Entender que todos nós estamos assustados e com medo, mas segurando as pontas para não entrar em desespero, entender que cada um tem uma realidade, entender que cada pessoa reage de uma forma diferente.
Acolher os alunos, as famílias, os professores e toda equipe, há momentos que nós realmente não sabemos o que fazer e está tudo bem.

Bom, se você trabalha como orientador ou orientadora, coordenador ou coordenadora e como diretor ou diretora, montar listas para checagem das suas ações diárias são importantíssimas, se manter em contato com a equipe e disponível para ajudá-los, limite o tempo do seu trabalho em casa, tem momentos que trabalhamos sem parar, mas depois que organizamos nosso ritmo e ele precisa ser organizado, os limites são necessários para a qualidade do seu trabalho. Entenda que você precisa comer com tranquilidade, ouvir as pessoas que estão com você, dar atenção aos filhos etc.

Um exemplo de lista diária para o trabalho remoto:
Início do trabalho: 7h00
1-      Checar os e-mails (responder todos, mesmo que seja para falar que vai verificar)
2-      Atividade diárias (falar com alunos/ enviar e-mails/ reunião com professores/ verificar tarefas realizadas?)
3-      ...
Almoço: 13h00
...
Término: 18h00
Organize a sua rotina colocando as suas atividades diárias em uma planilha ou no word e vai dando um ok a cada ação feita no dia.
A sua organização diária te mostrará como está o seu trabalho e você não ficará com a sensação de que está correndo contra o tempo e que não dá conta do recado.

Outro ponto importante é estar em atualização, assistir uma palestra por meio de live, ler um bom artigo, um bate papo com colegas de trabalho para trocarem informações e práticas pedagógicas.

Estamos, sempre, em constante aprendizado e vamos aprender juntos!

Na próxima postagem vou falar sobre o acolhimento com os alunos.

Abraços virtuais,

Lara



Postagem em destaque

Série - APRENDENDO A ESTUDAR - DICA #5

 Se liga nessa dicas divertida de estudos!